Escola Estadual de Ensino Médio Bibiano de Almeida

quarta-feira, agosto 16

Quem foi Bibiano de Almeida?

Bibiano de Almeida é o patrono desta instituição de ensino. É na data do seu nascimento (19 de setembro) que festejamos o aniversário da Escola.
Bibiano Francisco de Almeida nasceu na povoação de Belém Velho (distrito de Porto Alegre) a 19 de setembro de 1838. Freqüentou o Seminário, que abandonou por reconhecer faltar-lhe inclinação para o sacerdócio.
Aquiles Porto Alegre (1917), assim o descreve:
"Saindo do Seminário, onde deixara vivíssimas recordações de seu gênio folgazão, (...) Bibiano de Almeida dedicou-se inteiramente à profissão espinhosa do magistério.
O inato pendor por esta carreira tão ingrata e tão penosa tão cheia de injustiças e de sérias responsabilidades, não o iludira entretanto. Em pouco tempo tornara-se o mestre mais querido e popular da cidade.
Era acessível a seus alunos, tratando-se logo com o maior carinho, como se já conhecesse há muitos anos, como se todos fossem seus filhos".
Na monarquia exerceu o cargo de professor público duas vezes, mas foi demitido por questões políticas.
Decidido mudar sua sorte, transferiu-se para Pelotas, onde fundou um colégio com o filólogo João Afonso. Mais tarde, decidiu fixar residência em Rio Grande, passando a dedicar-se ao ensino particular, e onde vem a falecer em 5 de maio de 1892.
"Pobre nascera e assim morrera, ele que enriquecera a tantos com as gemas inestimáveis do seu profundo saber e do seu grande coração" (Porto Alegre, 1917)
Bibiano de Almeida deixou algumas obras pedagógicas (Compêndio de Gramática Portuguesa) e algumas poesias. Escreveu para a imprensa, setor onde se salientou pela mordacidade da crítica que usava. Como charadista, usava o pseudônimo de "Aulius Gallius".
(Fonte: PORTO ALEGRE, Aquiles. Homens Ilustres do Rio Grande do Sul, 2.ed, 1917).